segunda-feira, 31 de março de 2014

Democratização do tênis: sapato sai das academias e vira ícone fashion



















Depois que grifes como Chanel e Dior deram espaço para o calçado nas passarelas, tênis ganhou "aval" de poderoso time de fashionistas e circula por aí com produções que vão do clássico ao descolado

Calça de alfaiataria com blazer e tênis branco, pode? Pode! E saia lápis com camisa social e tênis coloridão, pode? Pode!

Imagino que as duas orientações acima estão subvertendo tudo o que você achava que aprendeu sobre moda. Mas os tempos são outros. Por provocação de grifes poderosíssimas como Chanel e Dior - famosas por seus looks desfilados em cima de saltos altíssimos -, o tênis sai das academias e passa a compor produções para ir onde você jamais tinha imaginado usá-lo.

Quem desconfia que há algo escondido por trás da glamourização do tênis está certo. Os modelos apresentados por grifes nas semanas de moda de alta-costura e prêt-à-porter de Paris pegaram até os maiores especialistas de supresa. Quem diria que Karl Lagerfeld iria colocar suas modelos usando o clássico casaqueto Chanel, ícone de elegância há décadas, com par de tênis brilhante e pochete na cintura? Foi pura estratégia, apontaram editores de moda da Europa. A Chanel já desperta desejo nas mulheres por suas bolsas, seus vestidos, seus sapatos luxuosos. Precisava dar uma sacudida nas vendas e fazer com que a consumidora desejasse outros itens da grife.

Apresentada com toda pompa na passarela, em um desfile onde as modelos passeavam em uma espécie de supermercado só com produtos Chanel (se a ideia desse súper sair do papel, me chamem para a inauguração), a ideia do tênis com roupas formais foi bem recebida. A coleção deve baixar nas lojas brasileiras apenas no mês de setembro, mas já existe uma ideia de preço. Sim, é tênis, mas não esqueça que é um Chanel.

Se a média de um modelo normal gira em torno dos R$ 200, o da marca não vai custar menos de R$ 9 mil. E você não tem dúvidas de que muita gente vai comprar, não é?

Para o bem dos nossos bolsos, nem só de tênis caríssimos se faz a moda que está cada vez mais presente nas ruas. O pontapé que faltava para o tênis ser visto como calçado mais social foi dado pelas grifes do alto circuito de Paris, mas faz tempo que ele vem reinventando-se. Marcas como All Star e Keds são conhecidas por inovar em materiais e modelos e chamam designers e celebridades para assinar coleções especiais.

O tradicional tênis de academia ou corrida, sacado do armário apenas na hora do exercício, também ganhou visual novo. O último sucesso foram os super coloridos, tão vibrantes e bacanas que, antecipando a ideia da Chanel e da Dior, saem por aí combinados com jeans e camiseta, com short e cropped top.

A parte mais legal desse processo de democratização é revirar o armário e descobrir
looks a partir de roupas que já temos (mesmo que você diga que nunca tem roupa). O que antes casava apenas com sapatilha ou bota, pode ficar bacana com um tênis de cano alto. E aquele par comprado há anos, e que por causa da sua preguiça de se exercitar não vê a luz do dia há tempos, pode se tornar aliado para montar uma produção diferente, descolada e divertida como propuseram as grifes parisienses.

Um editorial oferece sugestões de como usar tênis de forma inovadora. A permissão está dada por uma turma de fashionistas de alto gabarito. Fica a seu critério definir o que é uma excelente ideia e o que forçou a barra e extrapolou todos os seus conceitos sobre moda até então.


Fonte: Marketing GrupoM8

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