Existe tênis que gera energia, maiô cuja estampa aparece somente depois do banho de mar, ou carro que só pode ser ligado depois de o motorista passar pelo teste do bafômetro? Protótipos destas e de outras mais de 70 invenções integram o Inova Senai em exposição no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.
Os produtos foram criados por alunos e professores de cursos de ensino técnico do Senai de todo o estado. O objetivo da feira é estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de tecnologias para soluções do dia a dia. Porém, alguns dos trabalhos, em virtude dos bons resultados, tiveram as patentes requeridas pelo Senai que também vai buscar parceiros para que eles sejam industrializados.
No calçado capaz de gerar energia à medida que é pressionado, é possível carregar um telefone celular ou uma bateria de uma câmera fotográfica, segundo seus criadores, os alunos Lucas Ferreira dos Santos, e 17 anos, e Antonio José Cleto, de 25, da cidade de Jaú. "Desenvolvemos uma sistema que gera tensão e corrente, mas não o suficiente para dar choque. Ele pode ser adaptado na sola ou na palmilha dos calçados", diz Santos.
Salto e ressaca
Nem a vaidade feminina foi esquecida no evento. Um dos trabalhos mais cobiçados pelas visitantes foi um sapato que permite até nove combinações de cores e saltos desenvolvido pelo professor do Senai de Franca, Alberto Lima, de 31 anos.
O kit com 15 peças possibilita que um sapato de salto alto e fino se transforme em um do tipo anabela de cor diferente, somente encaixando e desencaixando peças. "Trabalho no setor de calçados, sou apaixonado pelos pés femininos, tenho mulher em casa e um bolso a zelar, por isso criei esse sapato", brinca Lima. O professor diz que se inspirou na versatilidade feminina e precisou de dois meses para desenhar e desenvolver o projeto. "A repercussão tem sido muito boa, as mulheres adoram e querem levar na hora."
Fonte: Marketing GrupoM8
Nenhum comentário:
Postar um comentário