terça-feira, 1 de outubro de 2013

Feira de invenções tem tênis gerador de energia





















Existe tênis que gera energia, maiô cuja estampa aparece somente depois do banho de mar, ou carro que só pode ser ligado depois de o motorista passar pelo teste do bafômetro? Protótipos destas e de outras mais de 70 invenções integram o Inova Senai em exposição no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.

Os produtos foram criados por alunos e professores de cursos de ensino técnico do Senai de todo o estado. O objetivo da feira é estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de tecnologias para soluções do dia a dia. Porém, alguns dos trabalhos, em virtude dos bons resultados, tiveram as patentes requeridas pelo Senai que também vai buscar parceiros para que eles sejam industrializados.

No calçado capaz de gerar energia à medida que é pressionado, é possível carregar um telefone celular ou uma bateria de uma câmera fotográfica, segundo seus criadores, os alunos Lucas Ferreira dos Santos, e 17 anos, e Antonio José Cleto, de 25, da cidade de Jaú. "Desenvolvemos uma sistema que gera tensão e corrente, mas não o suficiente para dar choque. Ele pode ser adaptado na sola ou na palmilha dos calçados", diz Santos.

Salto e ressaca
Nem a vaidade feminina foi esquecida no evento. Um dos trabalhos mais cobiçados pelas visitantes foi um sapato que permite até nove combinações de cores e saltos desenvolvido pelo professor do Senai de Franca, Alberto Lima, de 31 anos.
O kit com 15 peças possibilita que um sapato de salto alto e fino se transforme em um do tipo anabela de cor diferente, somente encaixando e desencaixando peças. "Trabalho no setor de calçados, sou apaixonado pelos pés femininos, tenho mulher em casa e um bolso a zelar, por isso criei esse sapato", brinca Lima. O professor diz que se inspirou na versatilidade feminina e precisou de dois meses para desenhar e desenvolver o projeto. "A repercussão tem sido muito boa, as mulheres adoram e querem levar na hora."

Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário