sexta-feira, 2 de março de 2012

Brasil fabrica 60% dos calçados falsos vendidos no país, diz ABCF


















Dados da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) apontam que 60% dos calçados piratas vendidos no Brasil são fabricados no próprio país. Em 2011 o governo deixou de arrecadar cerca de R$ 1,5 bilhão em impostos por causa da pirataria.

Ainda de acordo com a ABCF, as principais cidades produtoras de calçados falsificados são Nova Serrana, em Minas Gerais, e Franca, no interior de São Paulo.

A Delegacia de Investigações Gerais de Franca confirma que em 2012 já foram apreendidos pelo menos 7,1 mil pares de calçados e materiais para fabricação na cidade.

Segundo o delegado Márcio Murari, o principal destino dos produtos é a capital do estado. “A gente observa que há mais locais que estão produzindo. Temos feito várias diligências e realizado apreensões tanto de tênis como de bolsas e até carteiras”, disse em entrevista ao Jornal Regional.


Selo de confiança

O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca, José Carlos Brigagão do Couto, afirmou que a qualidade dos produtos fabricados pode ser reconhecida por um selo de indicação geográfica.

A certificação foi concedida ao setor pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e deve ser estampada nas caixas dos calçados. "Isso é pouco difundido no Brasil, mas é a garantia dos produtos fabricados naquela determinada região em proteção ao consumidor e contra as falsificações. Portanto é um reconhecimento por lei, como se fosse uma certidão de nascimento do pólo calçadista francano", afirmou Couto em entrevista ao Jornal Regional.


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário