quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Primeiro museu de moda virtual
















Foi ontem oficialmente inaugurado e aberto ao público o primeiro Museu de Moda virtual. O novo espaço tem o cunho de Valentino.

Numa conferência de imprensa ontem, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MOMA), Valentino Garavani e o seu companheiro de uma vida Giancarlo Giammetti, oficializaram a abertura do museu virtual Valentino, acompanhados pela actriz Anne Hathaway e o actor Hugh Jackman.

Hathaway e Jackman não pouparam elogios à dupla da casa Valentino. "A família Valentino criou algo que nunca existiu antes - um museu virtual que irá mudar a arte, o mundo da arte e a maneira como experienciamos as duas coisas, para sempre", disse Hathaway. Já Jackman salientou o altruísmo demonstrado pelo criador ao expor assim o trabalho de uma vida. "Quero dizer, não é só olhar para os vestidos, consegue ver-se os detalhes, ele mostra-nos como é que faz os vestidos. Portanto, se se é um estudante de moda, beleza ou arte em qualquer formato, acredito que isto é um presente incrível", afirmou o actor.

Valentino Garavani reformou-se em 2008, no entanto não baixou os braços e diz ainda ter muita criatividade. A exigência que tinha com a confecção dos seus célebres vestidos haute-couture foi aplicada na criação de um museu à sua medida. E fez questão de o fazer online, para que todos lhe tenham acesso. "Eu vejo-o como parte do meu legado", disse o criador, "Estou muito feliz por centenas de estudantes, jovens designers e pessoas dentro da moda poderem ver e estudar o meu trabalho em todos os seus aspectos, de uma maneira fácil e acessível para as gerações jovens. Mas também é importante lembrar coisas do passado, passar em revista a moda que moldou as nossas vidas. Eu chamar-lhe-ia Memória Futura."

O museu virtual tem mais de 300 vestidos do arquivo do criador, "Carregue e eles dão a volta para mostrar cada linha e cada costura. Clique mais uma vez e descubra a história do vestido, quem o vestiu e quando, veja as incríveis campanhas que nós criámos para as colecções Sixties, Seventies, Eighties, Nineties...", explicou Giancarlo Giammetti à WWD. A acompanhar os vestidos estão desenhos, editoriais, fotografias de red carpet, informação sobre quem o usou e entrevistas para que se fique a saber mais sobre cada peça, num museu dividido por temas.

O museu já está disponível para download desde ontem, no site http://www.valentino-garavani-archives.org/

Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário