quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Os destaques do ano e as tendências quentes para 2012


















De nada adiantou o cabelo chapado salpicar nas passarelas de moda. O fato é que a chapinha curtiu férias em 2011 e deu espaço aos fios modelados. "Sou muito fã das ondas. Até a inglesa Kate Middleton aderiu, cacheando as pontas para dar leveza ao visual", lembra o beauty stylist Celso Kamura.

Crescendo da tendência ondulada de 2011, o novo ano deve trazer o despojamento total. "É o visual ‘pós-balada', com cara de quem acabou de acordar ou voltar de uma noitada", analisa. Isso dá espaço para as mulheres ousarem na maquiagem também.

O ‘pós-balada' pede o comprimento levemente repicado em camadas, do meio para baixo. A ideia é transmitir uma beleza mais descontraída e quase sem esforço. "Dá leveza ao cabelo e é fácil de ajeitar. As mulheres modernas não têm muito tempo de arrumar os fios certinhos", diz Marco Antonio de Biaggi, conhecido por assinar cabeças famosas de artistas e modelos. "É o estilo boho wave, que significa usar os cachos de forma displicente. Nem cacheado nem chapado, um formato suave, um ar de ‘nasci assim'".

Apesar da onda sexy, as escovas progressivas seguem firme. Contudo, a cliente que antes chegava ao salão em busca do "liso japonês" agora quer apenas disciplinar os fios. O objetivo é criar uma base fácil para trabalhar com finalizadores e babyliss - mais corpulento, o acessório da vez cria efeito, e não cachinhosRuivas, loiras e... Cherry Coke?
Antes tímido, o vermelho vivo ganhou muitas cabeças famosas em 2011. Drew Barrymore, Blake Lively, Rihanna e Scarlett Johansson - todas ficaram ruivas. "As mulheres perderam o medo do ruivo, do acobreado e do acaju. O boom das ruivas inspirou as mulheres neste ano, foi um avanço importante", diz Kamura. A atriz Marina Ruy Barbosa, o grande destaque nacional, emplacou entre as cabeleiras mais desejadas pelas telespectadoras de novelas, segundo a Rede Globo.

Já as loiras ficaram menos loiras. O dourado ganhou sutileza e a mecha marcada virou mico. A alta de 2011 faz sentido também para o verão 2012: o cabelo 3D carrega vários tons complementares que tentam reavivar os fios mais claros da infância. E quem ainda não se tocou vai perceber o fim definitivo do loiro chapado nos próximos meses.

Para as morenas, Biaggi entrega o tom de 2012: Cherry Coke. "É inspirado na Coca-Cola de cereja, um marrom com leve toque avermelhado que você só percebe na luz", aposta.


O fantástico mundo dos esmaltes 
Adesivos com estampas, efeitos craquelados, unha filha única, degradê, inglesinha... Difícil mesmo foi usar tudo isso sem perder o juízo. "Metálicos, com glitter, efeitos e coberturas flocadas caíram no gosto das brasileiras", conta Gabriela Garcia, diretora executiva da Hypermarcas. E ainda assim, insatisfeitas com a farta oferta do mercado, começamos a importar produtos em busca de mais novidades - como o esmalte magnético, que demorou a chegar por aqui. No meio do ano, em junho, ocorreu em São Paulo o primeiro desfile só de tendências para as unhas, o Nails Fashion Week, um sucesso.

A esmaltemania promete continuar em 2012. O verão chega democrático, entre tons pastel e cores ácidas, cítricas. Talvez a grande tendência para as unhas seja mesmo essa: a diversidade. Vamos continuar sedentas por produtos inovadores, louquinhos, mas também voltaremos vez ou outra aos clássicos, sem culpa nenhuma.


Maquiagem e a cor do ano
Primeiro veio o batom. "Brilhoso ou mate, ele comandou a maquiagem", conta Kamura. Mas foi só o tempo esquentar para o gloss reaparecer, porém agora menos grudento, o batom-gloss.

A associação da cor do batom com a textura hidratante do gloss é o que os novíssimos produtos labiais oferecem. A Dior saiu na frente com o Dior Addict - 25% menos cera que um batom clássico e gel especial na fórmula. Para janeiro de 2012, a Avon anuncia o seu mix: Shine Revolution é um batom colorido envolto por uma transparente camada de gloss.

Não sabe qual tom escolher para os lábios ou unhas? Vá de laranja. A Pantone divulgou recentemente a cor oficial de 2012: Tangerine Tango, descrita como "um laranja avermelhado e espirituoso". Em parceria com a empresa, a Sephora já prepara sua linha Tangerine para março, com maquiagens e acessórios. "Laranja é a cor forte do ano. Do avermelhado ao coral, em todos os estilos e possibilidades", analisa Celso Kamura.

E na categoria "tem que ter", o primer. "Será o produto do ano, todas terão um na bolsa", aposta Kamura sobre a popularização do pré-maquiagem. Em diversas apresentações, o primer é um curinga multifuncional: fixa a maquiagem, controla o brilho, ilumina e suaviza a pele. Quem não quer?


Fonte: Marketing GrupoM8

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