segunda-feira, 21 de novembro de 2011

De ponta



























Febre dos anos 1990, o sapato scarpin retorna cheio de atitude e novas versões. Longe do tradicional modelo usado apenas em ambientes corporativos, o calçado de salto com o bico fino popularizado por Christian Dior retorna em novas formas, cores, saltos e estilos

Nas últimas temporadas várias formas, saltos e modelos de sapatos femininos foram lançados e alguns que tinham sido esquecidos retornaram para enfeitar os pés femininos. Com o scarpin não foi diferente. Cíclica, a moda trouxe novamente o modelo de sapato fechado com bico arredondado e salto alto, popularizado por Christian Dior em seu “New Look” que trouxe forma, cintura e volume para as roupas femininas em 1947. Mas não só o vestuário sofreu modificações a partir desse período pós-guerra. Como um sapato precisa ornar com a roupa, nada mais lógico que introduzir um novo modelo ao guarda-roupa feminino. E esse modelo ficou por várias gerações e agora retorna em novas formas, bicos e saltos.
Com modelos diversificados, o scarpin (que é o diminutivo de sapato em italiano) pode ser encontrado com bico fino, redondo, quadrado, em salto agulha, anabela, quadrado ou em materiais variados, como couro, tecido, verniz e plástico. Os modelos atuais ganharam uma meia-pata (a plataforma na parte da frente do sapato), o que facilita o andar mesmo que o modelo tenha salto muito alto.

Clássico, o modelo é considerado indispensável dentro do guarda-roupa feminino e é um excelente acompanhante para todos os dias, ou seja, é um curinga que vai do trabalho a uma festa tranquilamente. Dê preferência às cores neutras, como preto e nude, pois combinam com todos os tipos de roupa e ainda alongam a silhueta por deixar o peito do pé livre.
A peça é versátil e há possibilidade de tonalidades, materiais e estampas diferentes, deixando a produção contemporânea. Tachas, animal print, floral, envernizado e brilhos fogem do convenional e dão ao scarpin uma nova cara. Além disso, o modelo combina com qualquer estilo, romântico, casual, despojado e elegante. Um dos responsáveis pelo retorno do scarpin foi o designer de calçados Christian Louboutin, que tem como marca registrada o solado vermelho nos sapatos e saltos altíssimos.

COMO USAR

Para mulheres discretas, uma boa dica é o sapato de tom neutro ou com brilho fosco. A produção fica clássica, sofisticada e discreta. Se o visual estiver apagadinho ou sem cores, aposte em um sapato metalizado (o brilho dá um charme todo especial e o material está em alta nas roupas e acessórios) ou com uma cor vibrante, como rosa, laranja ou amarelo. Quem não quer perder a elegância, deve investir sempre em modelos de bico fino. Além disso, o modelo é a melhor opção para as baixinhas, pois cria a ilusão de silhueta alongada, dando a impressão de mais altura. 
No trabalho, use com saias na altura do joelho e tailleurs. A calça social deixa o visual arrumado e pode ser usado todos os dias. Deixe um pouco do peito do pé exposto para alongar a silhueta. Os vestidos básicos e de cores neutras também são opções elegantes para o ambiente corporativo. Evite roupas muito curtas, como minissaias e microvestidos. O visual as vezes pode perder a elegância pelo salto muito alto e as pernas muito à mostra, ficando vulgar. Os sapatos com brilho, em cores neon e muito chamativos, devem ser reservados para ocasiões noturnas. Caso sua empresa não exija uniforme ou roupa social, o jeans (de preferência a barra dobrada ou modelo capri) e leggings ganham mais sofisticação ao serem usados com scarpins.

Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário