sexta-feira, 11 de julho de 2014

Paris celebra os elegantes anos 50 e a conjunção de astros da moda

















Os anos 50 são considerados o renascimento da elegância, quando Christian Dior, Jacques Fath e Cristóbal Balenciaga ditavam moda diretamente de Paris, antes da chegada da era prêt-à-porter.
Em 100 roupas e acessórios, a exposição "Os Anos 50" relata essa aventura no Museu da Moda de Paris, de 12 de julho a 2 de novembro.
A Segunda Guerra Mundial acababa de terminar e em 1947 Christian Dior lança sua primeira coleção, batizada "New Look" pela revista Harper's Bazar.
O lançamento abriu caminho para uma década em que triunfaram a 'cinturinha de pilão', as saias muito amplas, os vestidos tomara que caia e os bordados, que inspiram os estilistas até hoje.
A exposição no Palais Galliera será inaugurada após o encerramento nesta quinta-feira dos desfiles de Alta-costura outono-inverno 2014-2015. Os dois eventos dialogam com perfeição.
"Foi uma década que concentrou todo o mapa da moda" ocidental, explicou o diretor do museu, Olivier Saillard, em visita à exposição junto com a AFP.
Schiaparelli, Chanel, Jacques Heim, Pierre Balmain, Jacques Griffe, Hubert de Givenchy e Pierre Cardin coincidiram com esta época de ouro.
Mas as autoridades do estilo que ditavam de Paris os cânones da moda eram na realidade três:Dior, que concentrava 49% das exportações da Alta-costura francesa e que apesar de sua timidez sabia utilizar a mídia a seu favor, o inacessível Balenciaga, "mestre dos mestres", e Jacques Fath, "o Jean-Paul Gaultier da época", brinca Saillard.
Entre suas criações icônicas Saillard menciona um vestido de festa, incluído na mostra, com grãos de milho bordados como jóias..


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário