segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Professora aposentada tem mais de 3,5 mil sapatos em miniatura no RS





















Uma coleção de encantar principalmente as mulheres. Dona Neura tem mais de 3,5 mil pares de sapatos. Porém, em miniatura. Esse é o hobby da professora aposentada que mora no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Desde 1970, ela coleciona as peças em sua casa. Muitas foram compradas em lojas de artesanato e antiquário e durante viagens. Outras ela ganhou de presente. São sapatinhos de diversas partes do mundo e diversas épocas.

"Este eu trouxe lá do Marrocos. Olha que chinelo precioso, olha que bem pintado. Como é bonito!", elogia a dona da coleção ao mostrar um de seus pares. Em um armário na sala de casa ela guarda apenas peças de porcelana.

Os materiais dos sapatinhos também são variados. Além de porcelana tem de vidro, de madeira, de cristal, cristal swarovski e até de massa de pão.

O marido não se importa. Danilo Todeschini tem até um sapato de sua preferência: o do time do coração, o Inter. "Eu gosto dessas coisas, aprecio muito. É aquilo todo dia, convivo com eles, cada vez fico mais deslumbrado com a coleção que temos", salienta o aposentado.

O motivo da coleção de Dona Neura é a riqueza dos detalhes das peças em miniatura. "Os detalhes é que fazem o encantamento do colecionador", afirma.

Coleção organizada

Embaixo de cada peça tem um número, que serve como identificação. Dona Neura faz o detalhamento em livros, com tipo de sapato, estado de conservação, entre outros itens que formam o catálogo. Há mais de 15 anos ela produz as fichas. "Possivelmente vão para um computador um dia, quando a gente se ajeitar", diz a aposentada.

Além das miniaturas, Dona Neura também coleciona utilitários em forma de sapato. É o caso de um telefone, um isqueiro, um cinzeiro e um porta-medicamentos. Os brincos também não escapam. Até nas orelhas ela leva o objeto. "Veio da Holanda", conta.


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário