sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Mesmo no ambiente de trabalho é possível ousar e se vestir com a moda verão
























Umuarama – As temperaturas em Umuarama costumam ser altas. Não raro os termômetros chegam aos 40 graus, mas, no clima praiano muitas vezes as – e os – umuaramenses ficam confusos sobre que tipo de roupa é adequado para os ambientes de trabalho e, ao mesmo tempo, confortável para o verão. Para sanar esta dúvida, o Ilustrado entrevistou Lilia Damiani, consultora de moda e estilo pessoal, do Centro de Moda Curitiba, que fica na capital.
De acordo com a especialista cada dia mais as empresas têm se posicionado em relação à imagem dos funcionários e sugerido um dress code para as corporações. Por outro lado, não dá para descartar as tendências verão 2014, que vêm cheias de transparência, camisas e blusões em tecidos leves e naturais justamente para facilitar a respiração da pele.

A palavra de ordem é prudência. Transparência pode sim, mas com cautela. “Tecidos transparentes e translúcidos estão em alta, só que ao contrário do que se pensa, o tecido transparente precisa ser usado com peças adequadas por baixo. Peças que cubram algumas regiões do corpo para não gerar um desconforto alheio, tanto dos colegas de trabalho como dos clientes”, explica.

Em alguns lugares, como lojas que vendem roupas, acessórios, cosméticos ou calçados, o uso das cores é uma boa aposta. “Em ambientes profissionais mais casuais o uso de cores vibrantes e algumas estampas são permitidas. O colorido é a cara do verão e cores como o pink, laranja, azul bic e amarelo são as mais fortes e vibrantes e podem ser combinadas com outras cores mais neutras e discretas como o nude, caqui e marinho, formando boas e equilibradas combinações”, diz Lilia.

Mas atenção: mesmo se o código da empresa for casual e esportivo vale pensar duas vezes antes de usar short, devido ao comprimento. Já as bermudas permitem a composição de estilos confortáveis e frecos. “As saias são um item que aposto com certeza no verão. Tem inúmeros tipos e modelos para criar looks com propostas bem lindas, autênticas e são super frescas e femininas”.

Por outro lado, as mulheres - e homens – que trabalham em escritórios, clínicas, órgãos públicos a pedida é usar cores menos fortes, abusando do off White. “Quem precisa se vestir no trabalho de forma mais social e formal como empresários, advogados e bancários pode fazer o uso da paleta dos neutros e terrosos agregando pequenos toques de cor (coral e turquesa, por exemplo) para quebrar um pouco o visual muito fechado na estação”, orienta a especialista.

Use sem medo

Algumas peças coringa ajudam a compor um look prático e bonito para estar bem-vestido mesmo em cidades quentes como Umuarama. De acordo com a especialista o preto e o branco são combinações atemporais e aposta certa em sofisticação em qualquer época do ano. “Elas nunca saem de moda e combinam fácil com praticamente tudo”.  Para quem gosta de cores o floral também é um coringa. “Outras peças indispensáveis são os metalizados, principalmente nos acessórios. Sapatos, bolsas e cintos dourados ou prateados dão um up no look e são super fáceis de usar, já que combinam simplesmente com tudo”, revela.



Um item que não falta no guarda-roupa das umuaramenses são as sandálias rasteirinhas e, para quem não dispensa o calçado, uma boa notícia: elas podem ser usadas também nos ambientes de trabalho. “O bacana é aderir àquelas mais elaboras, com pedrarias e detalhes diferentes. Você pode combinar uma saia listrada preta e branco, com uma blusa pink e uma rasteirinha dourada. Assim ficará bem verão, na moda, sofisticada e confortável”, conta Lilia.

Além das roupas com tecidos mais frescos e de cores mais fortes outros itens que não podem faltar no verão são óculos de sol, protetor solar, hidratante pós-sol e, para quem gosta, bonés e chapéus. 


Ainda ficou na dúvida na hora de escolher as roupas para ir trabalhar? A consultora de moda Lilia Damiani criou alguns looks para facilitar a composição de looks funcionais e elegantes para o ambiente de trabalho.

Para quem trabalha em lojas:

Se não há um uniforme padrão é recomendado roupas confortáveis, não muito justas, discretas e com um bom caimento. Uma boa opção é uma camisa com uma modelagem que favoreça o biótipo do funcionário, com uma estampa atemporal como listrado, xadrez ou até de alguma cor mais forte lisa, com uma calça jeans de lavagem escura ou uma calça de alfaiataria de uma cor neutra. A cor escura na parte inferior é ideal pois não suja nem marca com facilidade, transmite um visual mais sofisticado e revela um desgaste menor no tecido do que cores claras. 


Para quem trabalha em escritórios e órgãos públcos:

Para ambientes mais formais, os conjuntos como terno e blazer com saia são bem-vindos e sempre garantem um visual profissional. Existem inúmera opções modernas de compor esse conjunto.


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário