quarta-feira, 17 de julho de 2013

Escolha o sapato adequado para a saúde dos seus pés no inverno




















Calos, joanetes e tensões musculares nos pés podem estar escondidos nos calçados fechados. Apesar de oferecerem proteção contra as baixas temperaturas, botas, coturnos e outros sapatos propícios para o inverno podem estar associados com problemas ortopédicos.

O médico ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Renato Brufatto Machado, ressalta que cada pessoa tem um pé diferente e um estilo de pisada. Por isso, atenção na hora da escolha.

— Não é normal que os pés estejam cansados no final do dia pelo uso do calçado por tempo prolongado. Quando se tem urgência em tirar os sapatos ao chegar em casa é sinal que o tamanho e o formato não estão devidamente adequados. Por isso, não se recomenda comprar sapatos no final do dia, pois o uso após uma jornada de trabalho causa inchaço dos pés e dificulta no momento da escolha — sugere o especialista.

Os pés diferem em vários formatos: planos, cavos e normais. Dependendo da pisada, o sapato pode causar ferimentos nos dedos, no peito, no calcanhar ou na sola (região plantar), ocasionando fissuras, unhas encravadas e calos.

— O calo nada mais é do que uma reação do organismo para proteger a região que está em atrito com alguma coisa. Em casos mais graves, pode até infeccionar — detalha Brufatto.

O especialista observa ainda os problemas causados pelo salto alto e o bico fino.

— Esses sapatos podem ser os principais estimuladores para o surgimento de joanetes, que são deformidades na lateral do pé, ocasionadas pela pressão dos calçados em lugares inadequados. O salto transfere o peso para frente, enquanto o bico fino aperta os dedos — explica.

Ainda conforme o ortopedista, outro problema fica por conta de calçados fechados maiores do que o tamanho do pé. Durante uma atividade diária, como trabalhar, por exemplo, os sapatos soltos exigem uma força de concentração maior para mantê-lo fixo durante o caminhar.

— Os músculos permanecem em tensão e os leva à fadiga, acelerando os problemas ortopédicos — salienta.

O ideal para que os pés estejam sempre saudáveis é que os calçados se adequem à pisada e ao seu formato. Nessa hora, é importante uma avaliação detalhada por um especialista para identificar qual é o tipo de cada pé e qual o melhor sapato para oferecer conforto, segurança e beleza.

— Uma orientação médica pode definir o que deve ser feito. O importante é ter em mente que a saúde dos pés vai refletir em todo corpo — conclui Brufatto.

Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário