sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Com que sapato eu vou?















Scarpin
É um calçado fechado com muitas variações: pode ter bico fino, arredondado ou quadrado e o salto é fino, médio ou alto. Vai do trabalho à balada. Saltos grossos são indicados para os dias mais frios e ambientes menos formais. Já os altos e finos, para eventos sofisticados.

Peep toe
Tem como característica a abertura frontal, que deixa ao menos dois dedos de fora, aparecendo. Por isso, é preciso estar com os pés e as unhas em dia! O modelo é bastante usado por noivas e pode ser revestido por tecidos nobres. Vai bem com quase tudo, das calças retas e compridas às corsários; das saias lápis às com babado.

Sandálias
Podem vir com saltos grossos ou finos, mas sempre deixam boa parte do pé exposto. Combina com quase tudo. As de salto alto são mais indicada para eventos formais. As de salto baixo ou médio são melhores para o dia-a-dia. Para quem tem pernas mais grossas, é legal evitar sandálias com tiras, pois achatam a silhueta.

Meia pata
Calçado com um tipo de plataforma externa ou embutida que fica na parte da frente do solado, embaixo. São mais confortáveis e indicados para a noite, com vestido e com saia.

Ankle boot
São botas de cano curto (“ankle” é tornozelo, em inglês) modelo pode ter salto grosso ou fino, tachas, franjas e recorte peep toe, amarração, entre outros. Dão um ar moderno ao visual. Pode achatar um pouco a silhueta para as mais baixinhas de canela grossa. Para dar uma alongada, é melhor usá-la com uma calça, legging ou meia-calça da mesma cor, sempre em cores discretas.

Botas
No inverno, as botas podem ser combinadas com saias, vestidos e calças. Podem apresentar vários tipos de bico: redondo, quadrado ou triangular – lembrando que o quadrado costuma transmitir menos formalidade ao visual. Cano médio é indicado para mulheres altas e medianas , por cima da calça, ótimas para disfarçar tornozelos grossos e pernas finas. O cano alto é para mulheres de porte médio e alto, sendo que é preferível que a bota fique abaixo do joelho. Já o super longo é para mulheres altas e magras, que podem usar e abusar com minissaias.

Plataforma
É um tipo de salto, na verdade. Acompanha a forma inteira do sapato e pode vir em madeira, cortiça, borracha, couro e outros. Pode usar com jeans, vestidinho e saia. O modelo é mais indicado para o dia.

Oxford
O modelo tradicional é totalmente fechado e com amarração de cadarço. Por ser inspirado em sapato masculino, usá-lo com peças mais delicadas e românticas suaviza o visual, dá um toque mais feminino. Pode ser usado com saias e vestidos curtos, principalmente em estampas discretas e florais.

Mocassim
Tem um ar de sapato masculino; não deve ser usado com uma produção muito “careta” para não ficar com cara de algo ultrapassado. Vai bem com vestidinhos fluidos, saia cintura alta, jeans clássico ou colorido, shorts e bermudas.

Tamancos
Existem diferentes tipos. O babouche, por exemplo, é do tipo que cobre a parte da frente, mas deixa o calcanhar à mostra, porém não tem salto. É um sapato para o dia, não para eventos sociais. Os tamancos clogs, por outro lado, são mais associados aos saltos de madeira, bem altos, que entraram na moda recentemente mais também saíram de cena rapidamente.

Mule
É uma espécie de tamanquinho, fechado na frente e aberto atrás. Normalmente tem o bico fino, mas vem em modelos quadrados também. É mais despojado, combina com bermudinha, calça capri e saia. Não indicado para eventos formais.

Sapatilhas
Combina com tudo, desde produções básicas para o dia-a-dia, mais sérias para o trabalho, looks informais ou até mesmo sofisticadas para eventos noturnos. As mulheres com pernas grossas devem apostar em modelos de sapatilhas com as laterais fechadas e com o bico mais fino. Para dar impressão de silhueta mais alongada, as mulheres de estatura baixa devem usar sapatilhas com a cor do mesmo tom da pele, calça ou meia ou apostar nos modelos em que os dedos de fora ficam à mostra. Para quem usa uma numeração de calçado grande, a dica é apostar nas sapatilhas bicolores no estilo captoe, em que o bico do calçado tem uma tonalidade neutra.

Slipper
Está em alta e aparece nas vitrines nos mais diferentes estilos: com glitter, couro, tecido, estampa de animal print e outros. Mistura a femilidade da sapatilha e o conforto do mocassim. É bastante versátil e pode ser usado a qualquer hora do dia. Fica ótimo com calças e bermudas de alfaiataria, jeans, couro, vestidos e saias.

Rasteirinha
Perdeu o ar de “sandália de praia” e invadiu as cidades, ganhando contornos contemporâneos. Pode usar Use vestidos longos, acima do joelho ou mini, com calça skinny e shortinhos.

Mary Jane
Conhecido no Brasil como sapato boneca, o modelo Mary Jane geralmente tem o bico redondo e uma tira que atravessa o peito do pé, que pode ser presa por diversos elementos. É um sapato pra usar o dia todo. Fica fofo com saias e vestidos curtos. Por ter a tira no peito do pé, não corta a perna, então vai bem para mulheres de qualquer tamanho.

Sneaker
Os famosos tênis com salto combinam com mulheres divertidas, descoladas e com ambientes informais. O modelo achata um pouco a silhueta – por isso, as baixinhas devem ter cautela. Fica legal com jeans e calças bem ajustadinhas, mas a noite ganha status quando usado com peças com leve brilho.

Anabela
Podem ser fechadas na frente, abertas ou peep toe, podendo ser usadas tanto com calças quanto com vestidos. Se a perna for muito fina, prefira os modelos mais slim e se for gordinha, cuidado para não achatar a silhueta com um modelo muito bojudo.


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário