terça-feira, 3 de abril de 2012

Moda para os pés: Mocassins, Slippers e Loafers em alta no outono/inverno!



















São vários nomes para um mesmo estilo de sapato, por isso é que a maioria das pessoas não sabe bem como distinguir as diferenças entre os mocassins, loafers e slippers que são bastante sutis. Os três sapatos são aqueles que basta colocar o pé e calçar e têm em comum a praticidade e o conforto, pois geralmente são feitos de materiais bastante maleáveis. 

Os modelos, embora não sejam novidades, já entraram nos armários dos fashionistas mais antenados (famosas e anônimas!), e de uns tempos para cá, ganharam força com diversos tipos de materiais e detalhes e prometem ser uma das tendências para o outono/inverno.

Mocassim

O mocassim é o mais clássico deles, originalmente não possui salto, tem costura aparente e pode ou não ter franjas e um penduricalho ou outros detalhes como fivela ou cadarço enfeitando a peça. O modelo surgiu nos Estados Unidos no século XVIII, criados pelos índios, com cascas de árvores. A sola do calçado era costurada na parte de cima com pontos rústicos.  O modelo chegou à Europa no século XIX. Um dos principais “fãs” do mocassim foi o cantor Elvis Presley, que ajudou a popularizá-lo. O sapato evoluiu e abandonou o visual rústico para receber modelagens modernas, materiais como o couro, o verniz e a camurça. É um calçado confortável e atualmente pode ter saltos de diversos tamanhos e combina com vários tipos de roupas.

Loafer

O loafer é uma variação mais simples no mocassim. Com formato em U que cobre o peito do pé, possui um saltinho bem discreto. Foi criado em 1936 por George Henry Bass e ficou famoso nos pés de James Dean, nos anos 50, e depois nos de Michael Jackson que começou a usá-los com meias nos anos 80 e prosseguiu fiel ao modelo durante toda sua carreira. 

Slipper

O slipper é o mais básico dos modelos. Embora atualmente seja possível encontrá-lo com estampas, tachas, glitter e de vários materiais, os modelos mais simples, lisos, de veludo e de apenas uma cor, são os que estarão nos pés da mulherada nessa estação (e quem sabe até nas próximas!). A origem dos slippers é nobre: feitos de veludo e bordados de iniciais e brasões, os homens da aristocracia inglesa costumavam usá-los quando recebiam convidados para eventos formais em casa. Não é à toa que também são conhecidos como Prince Albert Slippers, ou Pantufas do Príncipe Albert.


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário