quarta-feira, 28 de março de 2012

Sapato errado pode causar dores nas pernas, alertam especialistas






















As dores nas pernas, principalmente de quem trabalha em pé, como vendedores e balconistas, pode estar relacionada com o tipo de sapato. Para combater este mal, é preciso saber a diferença entre eles e escolher o tipo ideal de calçado.

A vendedora Cláudia Bronzeli trabalha em média seis horas por dia em uma loja de calçados. Apesar de ser meio período, o ritmo é intenso. Cláudia sobe e desce a escada várias vezes, levanta, abaixa, e no fim do expediente está com pernas e pés doloridos.

As dores nas pernas não são comuns apenas em pessoas que tem o mesmo ritmo de trabalho como Cláudia. Quem fica muito tempo sentado, por exemplo, também pode sentir dor. De acordo com os especialistas é preciso ficar atento, identificar as causas, mas na maioria das vezes, o problema pode ser resolvido na hora de escolher o calçado.

No consultório da médica reumatologista Vincenzina Santangelo, em São José do Rio Preto (SP), as queixas são frequentes e as causas quase sempre estão nos sapatos. “Cada um precisa conhecer o pé que tem e usar sapatos adequados”, explica.

Os calçados são os principais vilões, mas não são os únicos. As dores também podem ser causadas por problemas de má, circulação, varizes e até falta de ferro no organismo. Algumas atividades físicas podem ajudar a aliviar as dores. “São indicados pilates, iogda, drenagem e massagem”, ressalta.

Durante muitos anos o cabeleireiro Alex Santana sofreu com as dores intensas nas pernas. Só conseguiu se livrar delas depois que procurou ajuda de um especialista e trocou os sapatos. Os funcionários dele também fizeram o mesmo. Hoje, Alex não só se cuida como também investe no bem estar das clientes que viviam reclamando do mesmo problema. “Enquanto elas se cuidam no salão, fazem passagens nos pés com o aparelho que comprei. Depois que sofri com as dores nas pernas, tento aliviar as dores de outras pessoas e orientar sobre como fiz para que a minha sumisse”, finaliza.


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário