sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Qual é o seu perfil financeiro?















O consultor financeiro Gustavo Cerbasi, em seu livro Casais inteligentes enriquecem Juntos (editora Gente), identifica cinco tipos de personalidade na relação com o dinheiro. Confira:

A poupadora

É a avarenta da turma. Disciplinada, é aquela que não se importa em restringir seus gastos e guardar dinheiro, poupando para conquistar sua independência financeira.

A gastadora

Não pensa no amanhã, gosta de viver bem, viajar e ostentar roupas caras. Gasta, às vezes, mais do que ganha, certa de sua estabilidade no emprego. Avessa a orçamentos, contas e planilhas de controle de gastos.

A descontrolada

Sempre está cortando gastos, mas nunca é o suficiente, porque não sabe quanto dinheiro entra e como ele sai da conta. Paga juros do cartão e do cheque especial, porque não consegue se organizar, deixando isso sempre para depois.

A desligada

Não sabe exatamente quanto sobra do que ganha. Quando sobra, poupa. Não abre extratos do banco e a fatura do cartão é sempre uma surpresa, todo mês. Disciplina não é o seu forte, assim como estipular objetivos. Acha que ainda é cedo para pensar em aposentadoria.

A financista

É aquela amiga que entende tudo de juros e investimentos - e tem paciência para te orientar, minuciosamente. Às vezes, torna-se chata, elaborando planilhas, lista de supermercado, andando com a calculadora em punho e fazendo projeções com frequência impressionante.


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário