sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O pai do prêt-à-porter





















Domingo, 1º. de junho de 2008. Essa data vai ficar marcada para sempre no calendário da moda como o dia em que o mestre das agulhas Yves Saint Laurent faleceu, em Paris, aos 71 anos. Precoce, Saint Laurent começou a trabalhar como assistente de Christian Dior aos 18 anos e, com apenas 21, assumiu a Maison após a morte do mestre, em 1957. 


Em 1962, abriu sua própria loja e ali começou a criar um império de luxo representado pela sigla de seu nome: YSL. Em mais de 40 anos de carreira, criou um novo conceito de sexy. Deixou as mulheres mais poderosas e provou que se vestir de forma sensual vai muito além dos decotes. Visionário, colocou pela primeira vez em uma passarela o smoking feminino e transformou a calça em uma peça glamorosa, que poderia ser usada tanto no dia-a-dia como em uma festa. 


O look safári também saiu de seus croquis, assim como a ideia de transformar obras de arte em moda: alguns de seus modelos surgiram inspirados em obras de Mondrian e Andy Warhol. Mas uma de suas maiores cartadas foi a democratização da moda. Na segunda metade dos anos 1960, o estilista percebeu que pouquíssimas pessoas podiam consumir alta-costura e lançou o prêt-à-porter, a moda pronta para usar. 


Após vender a marca para o grupo Gucci, anunciou sua aposentadoria com um memorável desfile em Paris. Polêmico, talentoso, revolucionário, Saint Laurent deixa um legado genial. O mundo da moda e as mulheres agradecem!


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário