quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Livro mapeia a moda feita no Brasil desde o processo colonial























A ideia nasceu em meados da década de 1990 e só se materializou em junho deste ano. "A História da Moda no Brasil – das Referências às Autorreferências" é um livro de peso. A obra mapeia a moda feita no Brasil desde o processo colonial fazendo uma perspectiva e uma análise da produção nacional do final do século 19 até 2010.

O livro foi escrito pelo jornalista e escritor Luis André do Prado e pelo historiador João Braga. Prado tem uma grande relação com Maringá. Ele nasceu em Minas, morou na cidade de 1970 a 1974 e hoje vive em São Paulo.

O livro traz 620 páginas, divididas em sete capítulos que mapeiam a história da moda no Brasil: "Belle Époque" (1889-1918), "Anos Loucos" (1919-1930), "Era do Rádio" (1931-1945), "Anos Dourados" (1946-1960), "Tropicália & Glamour" (1961-1975), "Anos Azuis" (1975-1990) e "Supermercado de Estilos" (1991-2010). Em quatro anos e meio de pesquisa, 126 entrevistas foram feitas, resgatando a memória dos estilistas brasileiros.

Prado está empolgadíssimo com mais de 5 mil exemplares da segunda edição do livro. "Estão saindo do forno nesse exato momento", diz. A R$ 120 o livro, o público-alvo inicial, que eramo estudantes de moda, deixaram de ser o único foco. "Surpreendeu muito o fato de o livro ter esgotado tão rápido", diz. 

Muitas páginas na internet trouxeram elogios ao trabalho desenvolvido por pelos dois autores e impulsionou as vendas do livro.

Processo

A pesquisa foi dividida entre depoimentos orais e pesquisa bibliográfica. Foram 126 entrevistas, entre centrais e secundárias – as principais deram origem a um documentário, também comercializado juntamente com o livro. 

O vídeo, fragmentado em quatro partes de 25 minutos, tende para a discussão ampla da moda produzida no país, enquanto o livro explora mais a contextualização histórica do tema. "A gente tinha a intenção de fazer até o Brasil Colônia, Brasil Império, e quando a gente viu o volume da pesquisa, decidimos fazer um recorte ", explica.

O historiador João Braga age na produção como um orientador. "A gente conversou com a proposta de que ele fosse principalmente o supervisor de conteúdo. A pesquisa foi feita por uma equipe e o João deu as indicações no início: quem eram as pessoas, como seria o esqueleto, o eixo". O trabalho de preencher todas essas lacunas foi feita por Prado juntamente com uma equipe inicialmente formada por cinco pessoas – historiadores e estudantes. "Olhando a lista de equipe nós vemos mais nomes, porque ao longo do trabalho mais pessoas foram participando das etapas".

O jornalista explica que o processo deu muito trabalho. A soma de todos os anos debruçados sobre o projeto, levando em consideração a pesquisa bibliográfica e também iconográfica para formar o trabalho final, foi além dos dois anos previstos.

"Tivemos também a coleta da história oral, a checagem de dados. Nós tivemos essa preocupação". Localizar muitos dos entrevistados foi uma missão à parte. "Foi um trabalho de fôlego", diz.


Livro: História da Moda no Brasil - das 

Referências às Autorreferências

Autores: João Braga e Luis André do

Prado

Editora: Pyxis

Preço: R$ 120


Fonte: Marketing GrupoM8

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