terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Criatividade vem de berço


























Você é um cotoquinho em pessoa. Nos primeiros meses, foi abençoado com um lindo berço. Sim, daqueles que tinha “redinha” contra pernilongo, móbile de patinhos, ursinhos, estrelinhas e tralalá. Sua mãe? Te deixou dormindo e foi fazer aquela deliciosa papinha. Detalhe demais. Você chora e ela não escuta. Como sair do berço? Você coloca seus pequenos botões para pensar e descobre um jeito de tombar o berço. Só se forem os berços de agora, porque os de antigamente…

Enfim, viva à liberdade! Você já pode sair engatinhando e dar aquele susto na mamãe. Mas antes, que tal um desafio? Vai que você consegue sair andando… Uma mãozinha na parede, a outra e… ploft. Você tenta de novo… E se eu me apoiar primeiro na cama? Criatividade! A arte de mudar, de pensar fora da caixa. Taí, criatividade vem de berço. Ou deveria.

O fato é que hoje, com essa vida corrida, rotineira que só, as pessoas não têm aproveitado sua criatividade, seja no jeito de falar, vestir, agir, trabalhar. Criatividade precisa de treino. Sabe aquela brincadeira do “Lua lembra céu que lembra avião, que lembra muitas pessoas, que lembra estádio de futebol…” No publicitês, isso se chama “Brainstorming”, um exercício em grupo usado para estimular a discussão sobre um determinado assunto. Ideias, palavras, frases, sons, tudo de maneira livre e desordenada. Legal, né?

O que elas representam? Te fazem pensar em que? Elas te lembram algo? Ajudam a solucionar algum problema? Elas te fazem rir? Suscitam um “por que não pensei nisso antes?” Reflita, sorria, pense, viaje na maionese. Que tal fazer isso todos os dias?

Parou no semáforo, luz vermelha. E se o semáforo saísse do lugar, dançando, cantando e te chamando para participar deste belo musical? Loucura? Já diria Erasmo, em sua obra “Elogio da Loucura”: Feliz o autor que compõe sob meus auspícios! Escreve tudo o que lhe passa pela cabeça, imprime todos os sonhos de sua imaginação exaltada; convencido de que, quanto mais extravagantes as frivolidades que publica, mais terá admiradores.

Agora, para um pouquinho, descansa um pouquinho e gira 360º! Que tal essas imagens?

É disso que eu estou falando. Sejam criativos. Inovem. Façam diferente, seja na vida pessoal, profissional ou amorosa… Chega de mesmice!

E se você, que está lendo esse texto, for um empresário, inove na sua empresa, desperte a criatividade de seus colaboradores. Faça brainstorming, escute o que eles têm pra falar.


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário